Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, com a distribuição definida pelo critério per capita, considerando a estimativa populacional de 2025 do IBGE. Cada município receberá R$ 17 por habitante, permitindo que os gestores utilizem os valores para consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS.
O governador destacou que o investimento visa ampliar o acesso da população a serviços de saúde, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos. “Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios”, afirmou Ratinho Junior.
Os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. Essa medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.
Entre os maiores repasses, Curitiba receberá R$ 31,1 milhões, Londrina R$ 9,9 milhões, Maringá R$ 7,3 milhões, Ponta Grossa R$ 6,4 milhões, Cascavel R$ 6,3 milhões e Foz do Iguaçu R$ 5,1 milhões. O aporte financeiro é considerado um reforço importante para os municípios, especialmente os de pequeno porte, que enfrentam dificuldades para custear serviços de saúde.
Com essa iniciativa, o Governo do Paraná fortalece a rede de atendimento à saúde, garantindo que todos os municípios tenham acesso a recursos que possibilitem a melhoria dos serviços prestados à população.
Por ASSESSORIA