O diafragma é um músculo que separa o tórax do abdômen. Ele tem um orifício por meio do qual passa o esôfago, órgão que começa no pescoço e leva a comida recém-engolida até o estômago. Existem ligamentos que mantêm a parte inferior do esôfago no lugar certo, dentro do abdômen.
Mas, às vezes, essas estruturas sofrem um relaxamento ou o hiato se alarga, permitindo que parte do esôfago escape do orifício em direção ao tórax. Forma-se a hérnia.
À medida que ganha tamanho, a hérnia de hiato passa a produzir sintomas. A pessoa pode sentir dificuldade para engolir e dores no peito, às vezes confundidas com infarto.
Ganho de peso, gestação, tosse ou constipação crônicas estão entre os fatores de risco para o problema, que tem tratamento.
A cirurgia como tratamento para hérnia de hiato
Se a hérnia for pequena e assintomática, não é preciso erradicá-la. Mas, quando ela cresce, pode comprometer outros órgãos e a qualidade de vida.
O diagnóstico é feito a partir da avaliação do médico especialista- gastroenterologista- com o exame de endoscopia digestiva alta.
A cirurgia de hérnia de hiato, cujo nome correto é tratamento cirúrgico do refluxo gastroesofágico é feita por via minimamente invasiva, ou seja, videolaparoscopia.
Nesse tipo de intervenção, são feitas 4 ou 5 pequenas incisões na região abdominal e, por meio de uma câmera, o cirurgião corrige a hérnia de hiato.
Em geral, a cirurgia de hérnia de hiato costuma ser simples e sem complicações.
Após o procedimento, é natural sentir um pouco de desconforto na região e observar algum inchaço ou desconforto intestinal, que vai desaparecendo após alguns dias.
É importante seguir as instruções médicas como a administração de medicamentos, e seguir as orientações relacionadas a alimentação. Observado as orientações, normalmente o pós-operatório costuma ser bastante tranquilo.
Dr. Leotil José Zardo – diretor técnico
Gastroenterologista, especialista em CIRURGIA GERAL, possui título de especialista em GASTROENTEROLOGIA pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e Associação Médica Brasileira, e titulado como especialista em ENDOSCOPIA DIGESTIVA pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pelo Conselho Federal de Medicina.
Acesse; https://www.facebook.com/cademfoz
Consulta: Foz do Iguaçu (45) 99920-3332