O Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, vai contar com comemorações especiais sobre o bioma no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Além de um concurso fotográfico temático e palestras sobre a missão do Parque, ambos voltados para os colaboradores, os visitantes também poderão conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica, aprendendo mais sobre sua fauna e flora, além de descobrir o trabalho de conservação de espécies ameaçadas que o Parque das Aves desenvolve juntamente com parceiros no Brasil e no mundo.
“Este é um dia muito especial para todos nós, que vivemos na Mata Atlântica, e ainda mais para os colaboradores do Parque das Aves, pois é o momento de relembrar nossa missão de salvar espécies desse bioma tão especial, não importa em qual setor trabalhamos. Também estamos muito felizes que nossos colaboradores tenham a oportunidade de mostrar como enxergam a nossa Mata Atlântica, por meio das fotos submetidas para o concurso ‘Mata Atlântica Pelos Nossos Olhos’. Durante esses dias, esperamos também receber nossa comunidade de Foz do Iguaçu, lar de um parque nacional que conserva um dos últimos e mais importantes remanescentes de Mata Atlântica de interior do mundo bem aqui, no seu quintal”, comenta Daniella França, gerente da equipe de Educação Ambiental do Parque das Aves.
A Mata Atlântica
A data foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a importância de conservar o bioma mais biodiverso do mundo, depois da Amazônia. Além de abrigar a segunda maior variedade de espécies no planeta, o bioma também é habitado por mais de 70% dos brasileiros. Embora a Mata Atlântica se espalhe por 17 estados brasileiros, mais de 91% da sua área original já foi devastada, o que a torna um dos biomas mais ameaçados do planeta.
“Somos todos responsáveis pela conservação da Mata Atlântica: sociedade civil, empresas públicas e privadas, universidades, governo e ONGs”, comenta Paloma.
Além disso, é importante lembrar que conservar a Mata Atlântica indiretamente contribui para o fornecimento de bens e serviços essenciais para os 145 milhões de brasileiros que nela vivem, como produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios. Ela também é fundamental para a regulação do clima, a polinização das plantações, a fertilidade do solo e a qualidade do ar e das fontes de água doce. Sem contar que o bioma oferece paisagens cênicas (como as famosas Cataratas do Iguaçu, que estão localizadas em frente ao Parque das Aves) e abriga um imensurável patrimônio histórico, cultural e religioso.