Durante a gestação, a mulher se prepara muito para o nascimento do bebê. Estuda, prepara a bolsa da maternidade, arruma o quartinho, as roupas.
Nesse período também é hora de já organizar a rede de apoio que dará suporte nessa fase, como por exemplo: quem auxiliará na limpeza da casa? Quem auxiliará na limpeza e organização das roupas? E dos demais filhos, como será o cuidado quando estiver no hospital e em casa? Como será o suporte para o autocuidado da mulher, como descanso e hidratação?
Após o nascimento do bebê, conforme o tipo de parto, alguns cuidados são necessários:
- Atentar para o tipo de sangramento. No início deve ser mais volumoso e vermelho, passando para um sangue escuro, e por fim um amarelo claro até cicatrizar;
- Atentar para a presença de febre. As mamas são o principal local de possível infecção ou inflamação, se houver febre, sempre se deve procurar atendimento médico;
- Dores nas pernas ou inchaço desproporcional das pernas. Deve ser buscar avaliação médica;
- Dores de cabeça não são normais. Sempre que tiver dor de cabeça é necessário avaliar a pressão arterial;
- Se parto normal, cuidar com força excessiva para não prejudicar a região perineal e os pontos se houver;
- Se cesariana, a cicatriz deve estar sempre limpa e seca.
Após o nascimento do bebê, a placenta descola do útero e é eliminada, ela ocupa uma área interna de aproximadamente 11 cm dentro o útero, e essa área se contrai para iniciar a cicatrização. Por isso o útero fica “aberto” até cicatrizar, sendo necessário cuidados com a recuperação e abstinência sexual.
Outra parte muito delicada, é a parte emocional da mulher puérpera. Os hormônios que antes estavam altos, caem rapidamente, e junto com o cansaço e a preocupação com o recém nascido, ocorre o Blues Puerperal, ou Tristeza Puerperal, onde se sente muita vontade de chorar e uma névoa mental. Importante diferenciar quando o choro não cessa e pode estar iniciando um quadro de depressão, que pode ser grave.
Portanto, após o nascimento do bebê, a mulher também precisa de cuidados e atenção a toda sua saúde, seja ela afetiva, emocional, nutricional.
Buscar se preparar para esse momento dentro das suas próprias condições deixará essa fase mais fácil e leve, contribuindo para a saúde familiar.
Dra. Carolina Oderich, médica Ginecologia e Obstetrícia.
Contato: (45) 3574.2005
Acesse as redes sociais: @Dra.Carolina Oderich