A colonoscopia é um exame importante na prevenção e diagnóstico precoce de várias doenças intestinais. Ele permite ao médico visualizar detalhadamente o interior do intestino grosso e, em alguns casos, a porção final do intestino delgado.
Entre as condições que a colonoscopia pode detectar estão:
- Pólipos: Crescimentos anormais que podem se tornar cancerosos se não forem tratados.
- Câncer colorretal: A colonoscopia é a ferramenta mais eficaz para a detecção precoce do câncer colorretal, uma das formas mais comuns de câncer. Detectado precocemente, esse câncer tem altas taxas de cura.
- Doenças inflamatórias intestinais (DII): A colonoscopia pode detectar sinais de doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn, que são formas de DII.
- Diverticulose e Diverticulite: A colonoscopia pode revelar a presença de bolsas anormais no cólon (diverticulose) e se elas estão inflamadas ou infectadas (diverticulite).
A Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Sociedade Americana de Câncer recomendam a realização da colonoscopia a partir dos 45 anos para pessoas sem histórico familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco relevantes. Aqueles com fatores de risco devem iniciar a realização do exame mais cedo conforme orientação médica.
Em um mundo em constante evolução tecnológica, a colonoscopia é um procedimento seguro e eficaz.
Não permita que o medo ou o desconhecimento te impeçam de cuidar da sua saúde. Seu futuro pode depender de uma simples decisão de agendar uma colonoscopia. Afinal, a melhor cura pode ser a prevenção!
Dr. Luiz Gonçalves
Gastroenterologia, Cirurgião do Aparelho Digestivo
CRM/PR 20545 | RQE 43 | RQE 13674
Centro Clínico Bioethos Rua Padre Montoya,300, centro – em Foz do Iguaçu. Telefone e WhatsApp (45) 3028 1282.
COLONOSCOPIA: EL EXAMEN QUE QUE PODRÍA SALVARTE LA VIDA
La colonoscopia es un examen importante en la prevención y el diagnóstico precoz de diversas enfermedades intestinales. Le permite al médico visualizar en detalle el interior del intestino grueso y, en algunos casos, la porción final del intestino delgado.
Esta prueba debe realizarse a partir de los 45 años para personas sin antecedentes familiares de cáncer colorrectal u otros factores de riesgo relevantes. Aquellos con factores de riesgo deben comenzar el examen antes según el consejo médico.