A Motiva, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, comunica a finalização do processo de homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, liberada para uso a partir desta quinta-feira, 2 de outubro. Às 6h09, ocorreu a primeira decolagem na nova estrutura – uma aeronave AZUL com destino a Curitiba.
Foz do Iguaçu passa a ser a segunda maior pista da região Sul do Brasil, com 2.705 metros de comprimento. A homologação da extensão da pista não estava prevista no contrato de concessão, assinado pela Motiva Aeroportos (então CCR Aeroportos) em 2021. Diante do impasse com a antiga operadora do aeroporto quanto à responsabilidade pela homologação, a concessionária mobilizou esforços e investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, valor maior que o previsto e divulgado inicialmente devido às necessidades que surgiram durante a execução das intervenções.
Para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Brasil (RBAC), exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram feitas diversas obras.
“Realizamos readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, balizamento, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos meteorológicos e auxílios à navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros ajustes, para que a extensão da pista de pousos e decolagens pudesse ser homologada. Todo esse trabalho, em uma área altamente controlada, demandou tempo e esforço das equipes da Motiva Aeroportos”, explica o Diretor de Contratos da Motiva Aeroportos, Rodrigo Abdala.
Por ASSESSORIA